Brasil
Vazamento despeja minério na manancial de Santo Antônio do Grama
Um vazamento de polpa de minério do Mineroduto Minas-Rios suspendeu a capitação de água na cidade de Santo Antônio do Grama, na zona da mata mineira. A mineradora Anglo American Minério de Ferro S.A. é responsável pelo trecho. [Leia mais...]
Foto: Divulgação/ Anglo American
Um vazamento de polpa de minério do Mineroduto Minas-Rios suspendeu a capitação de água na cidade de Santo Antônio do Grama, na zona da mata mineira. A mineradora Anglo American Minério de Ferro S.A. é responsável pelo trecho.
Além de afetar o manancial que abastece o município, o resíduo de minério também atingiu o leito de um rio vizinho, o Ribeirão Santo Antônio. A Anglo American afirmou que o dejeto não é perigoso.
O acidente ocorreu na manhã de hoje. Segundo a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), o abastecimento de água foi interrompido às 10h, antes que a mancha chegasse ao ponto de captação do manancial.
Equipes da Copasa e do Núcleo de Emergência Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais já estão a caminho do local para averiguar a situação e determinar as medidas ambientais cabíveis.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.