Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PF desarticula quadrilha de extração ilegal de pedra preciosa na Paraíba

Brasil

PF desarticula quadrilha de extração ilegal de pedra preciosa na Paraíba

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP) deflagraram desde a madrugada desta quarta-feira (27) a Operação Sete Chaves, para desarticular uma quadrilha que atua na extração ilegal da pedra preciosa turmalina paraíba, uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo. [Leia mais...]

PF desarticula quadrilha de extração ilegal de pedra preciosa na Paraíba

Foto: Centro Gemológico da Bahia/Carol Garcia

Por: Juliana Almirante no dia 27 de maio de 2015 às 10:45

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP) deflagraram desde a madrugada desta quarta-feira (27) a Operação Sete Chaves, para desarticular uma quadrilha que atua na extração ilegal da pedra preciosa turmalina paraíba, uma das pedras preciosas mais valiosas do mundo. Os acusadoss atuavam no município de Salgadinho (PB), a 255 quilômetros da capital João Pessoa. A turmalina paraíba com a cor azul néon vale até US$ 15 mil por quilate.

Os policiais federais cumprem 35 mandados nas cidades paraibanas de Salgadinho, João Pessoa e Monteiro. A operação também ocorre em Natal e Parelhas, no Rio Grande do Norte; em Governador Valadares, em Minas Gerais; e em São Paulo. Oito mandados são de prisão preventiva, 19 são de busca e apreensão e oito de sequestro de bens. Segundo a PF, diversos empresários e um deputado estadual fazem parte da organização criminosa. Eles usavam uma rede de empresas off shore para negociações bilionárias com pedras preciosas e lavagem de dinheiro.