
Brasil
Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no CNU
Entre os órgãos contemplados estão ministérios como o da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e do Planejamento

Foto: Luh Fiuza/Metrópoles
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a convocação de 4.330 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira (25), 16 órgãos e entidades federais poderão iniciar a nomeação dos aprovados em cargos que não exigem curso de formação inicial. A expectativa é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio.
Entre os órgãos contemplados estão ministérios como o da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e do Planejamento, além de instituições como Incra, Inep, Funai, IBGE e AGU. A portaria tem respaldo na Lei Orçamentária Anual de 2025, que garante os recursos necessários para a efetivação das nomeações. A responsabilidade pela posse dos novos servidores será de cada órgão individualmente.
Conhecido como o "Enem dos Concursos", o CNU é considerado o maior concurso público já realizado no Brasil, com aproximadamente 2,1 milhões de inscritos para disputar 6.640 vagas em 21 órgãos federais. A segunda edição está prevista para o segundo semestre deste ano, conforme anunciado pela ministra Esther Dweck nesta segunda-feira (28).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.