
Brasil
Principal sede da COP30 está 78% concluída, diz governo do Pará a 200 dias do evento
Número foi apresentado pelo Governo do Pará nesta quinta-feira (24)

Foto: Cássio Matos/Agência Pará
As obras no Parque da Cidade, que será o principal local das discussões da COP30 (conferência das Nações Unidas sobre clima que acontecerá em Belém), estão 78% concluídas. Além do Parque da Cidade, o Governo do Pará toca mais de 30 obras de infraestrutura na cidade, que vão demandar R$ 4,5 bilhões em investimentos em mobilidade, saneamento, desenvolvimento urbano e turismo.
O número foi apresentado nesta quinta-feira (24), em evento sobre os 200 dias para o evento. O Governo do Pará, que vê no projeto um dos grandes legados da COP30, afirma que o espaço contará com mecanismos de mitigação climática com uso de energia solar, sistemas de captação e reaproveitamento de água da chuva e plantio de 2.500 árvores –incluindo 12 sumaúmas, árvores gigantes da amazônia.
Desde o início do levantamento, a única grande obra entregue foi o Mercado de São Brás, em dezembro de 2024. Porém, o projeto de R$ 150 milhões ainda segue sem funcionar e os feirantes (antigos ocupantes) reclamam da situação.
Outra obra-chave para o evento é a do porto do Outeiro, que permitirá receber grandes navios para ajudar a reduzir o déficit de hospedagem na cidade –que não tem leitos suficientes para o público do evento. Os trabalhos nesse caso estão 69% concluídos, segundo o governo. Belém hoje dispõe de cerca de 15.246 leitos nas principais plataformas de hospedagem, de acordo com a vice-governadora. O número é insuficiente frente à demanda esperada, que pode ultrapassar 40 mil visitantes.
A realização da COP30 em Belém é considerada estratégica para inserir a amazônia no centro das discussões globais sobre a crise climática. A cidade foi escolhida pelo presidente Lula (PT) como símbolo de uma nova postura do Brasil na política ambiental, após anos de críticas à gestão ambiental.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.