
Brasil
Lula pede demissão de presidente do INSS alvo de operação PF
Alessando Stefanutto foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23), após ser alvo de uma operação contra desvios bilionários do INSS

Foto: Divulgação/INSS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou para auxiliares que deseja a demissão do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, afastado do cargo nesta quarta-feira (23) após investigação de fraudes e desvios bilionários no órgão.
A operação “Sem desconto”, deflagrada pela Polícia Federal, apura a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS. Além de Stefanutto, outros cinco servidores públicos também foram afastados de suas funções durante o cumprimento das medidas judiciais.
A saída do atual chefe do INSS ainda não foi concretizada. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), estaria resistente, visto que Stefanutto teria sido indicado por ele. Segundo fontes, Lupi está tentando convencer o presidente de que a saída deveria ser feita em outro momento.
Estão sendo cumpridos 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.