Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula pede demissão de presidente do INSS alvo de operação PF

Brasil

Lula pede demissão de presidente do INSS alvo de operação PF

Alessando Stefanutto foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23), após ser alvo de uma operação contra desvios bilionários do INSS

Lula pede demissão de presidente do INSS alvo de operação PF

Foto: Divulgação/INSS

Por: Metro1 no dia 23 de abril de 2025 às 15:28

Atualizado: no dia 23 de abril de 2025 às 15:42

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou para auxiliares que deseja a demissão do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, afastado do cargo nesta quarta-feira (23) após investigação de fraudes e desvios bilionários no órgão. 

A operação “Sem desconto”, deflagrada pela Polícia Federal, apura a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS. Além de Stefanutto, outros cinco servidores públicos também foram afastados de suas funções durante o cumprimento das medidas judiciais. 

A saída do atual chefe do INSS ainda não foi concretizada. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), estaria resistente, visto que Stefanutto teria sido indicado por ele. Segundo fontes, Lupi está tentando convencer o presidente de que a saída deveria ser feita em outro momento.

Estão sendo cumpridos 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.