
Brasil
Adolescência Segura: operação combate crimes online contra crianças e adolescentes
Grupo usava manipulação psicológica para cooptar crianças e adolescentes

Foto: Imagem gerada por IA/FreePik
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta terça-feira (15) a operação Adolescência Segura, com o objetivo de desarticular uma rede criminosa envolvida em delitos cibernéticos contra menores. Estão sendo cumpridos mandados de prisão temporária, busca e apreensão e internação provisória de adolescentes infratores.
Os crimes apurados incluem tentativa de homicídio, incitação ao suicídio, maus-tratos a animais, apologia ao nazismo, disseminação e posse de pornografia infantil, além de crimes de ódio. A operação ocorre nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, com o apoio das polícias locais e do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) da Secretaria Nacional de Segurança.
Até as 7h30 desta terça-feira (15), dois adultos haviam sido presos e dois menores apreendidos. A investigação teve início em fevereiro, após a transmissão ao vivo de um ataque cometido por um adolescente contra uma pessoa em situação de rua, atingida por um coquetel molotov e com 70% do corpo queimado.
As apurações revelaram que o crime fazia parte de uma ação coordenada. Os responsáveis pelo servidor que transmitiu o vídeo integravam uma organização criminosa que operava em múltiplas plataformas digitais, aliciando e manipulando psicologicamente crianças e adolescentes. Agências dos EUA colaboraram com a produção de relatórios sobre o grupo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.