Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Terça-feira, 15 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Inclusão escolar cresce no Brasil com aumento de matrículas de alunos com deficiência

Brasil

Inclusão escolar cresce no Brasil com aumento de matrículas de alunos com deficiência

Censo Escolar 2024 confirma grande aumento em matrículas, especialmente na educação infantil

Inclusão escolar cresce no Brasil com aumento de matrículas de alunos com deficiência

Foto: Divulgação/Apae

Por: Metro1 no dia 14 de abril de 2025 às 08:17

O Censo Escolar de 2024 revelou avanço significativo na inclusão de estudantes com deficiência na rede regular de ensino. Houve aumento de 58,7% nas matrículas da educação especial em relação a 2020, com destaque para a educação infantil, onde creches e pré-escolas registraram crescimentos de 250% e 235%, respectivamente.

Os dados, divulgados pelo Ministério da Educação e organizados pelo Inep, englobam estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades. O senador Paulo Paim (PT-RS) atribui esse avanço à ampliação dos diagnósticos de autismo, impulsionada pela Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012), que garante diagnóstico precoce e acesso a direitos.

Segundo Paim, 92,6% das matrículas ocorreram em escolas comuns, evidenciando maior integração e respeito à diversidade. A senadora Teresa Leitão (PT-PE), presidente da Comissão de Educação, ressaltou a superação de barreiras e o fortalecimento de uma educação inclusiva.

A única etapa sem avanço foi a Educação de Jovens e Adultos. Já na formação técnica integrada ao ensino médio, houve o maior crescimento. Parlamentares defendem que a ampliação do acesso reflete mudanças estruturais e maior conscientização sobre o direito à inclusão.