
Brasil
Inclusão escolar cresce no Brasil com aumento de matrículas de alunos com deficiência
Censo Escolar 2024 confirma grande aumento em matrículas, especialmente na educação infantil

Foto: Divulgação/Apae
O Censo Escolar de 2024 revelou avanço significativo na inclusão de estudantes com deficiência na rede regular de ensino. Houve aumento de 58,7% nas matrículas da educação especial em relação a 2020, com destaque para a educação infantil, onde creches e pré-escolas registraram crescimentos de 250% e 235%, respectivamente.
Os dados, divulgados pelo Ministério da Educação e organizados pelo Inep, englobam estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades. O senador Paulo Paim (PT-RS) atribui esse avanço à ampliação dos diagnósticos de autismo, impulsionada pela Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012), que garante diagnóstico precoce e acesso a direitos.
Segundo Paim, 92,6% das matrículas ocorreram em escolas comuns, evidenciando maior integração e respeito à diversidade. A senadora Teresa Leitão (PT-PE), presidente da Comissão de Educação, ressaltou a superação de barreiras e o fortalecimento de uma educação inclusiva.
A única etapa sem avanço foi a Educação de Jovens e Adultos. Já na formação técnica integrada ao ensino médio, houve o maior crescimento. Parlamentares defendem que a ampliação do acesso reflete mudanças estruturais e maior conscientização sobre o direito à inclusão.
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