
Brasil
Todos os militares envolvidos na morte de Rubens Paiva foram promovidos
Informações de relatório foram divulgadas pela ONG Fiquem Sabendo

Foto: Arquivo pessoal
Todos os militares envolvidos na morte do ex-deputado Rubens Paiva foram promovidos após a morte do deputado. As informações constam em um relatório preliminar da Comissão Nacional da Verdade, de 2014, divulgado pela organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública Fiquem Sabendo.
De acordo com relatório os militares se envolveram de diferentes formas no assassinato de Rubens Paiva. Freddie Perdigão Pereira e Rubem Paim Sampaio participaram da recepção e do interrogatório de Rubens Paiva no DOI-Codi. Já Raymundo Ronaldo Campos, Jacy Ochsendorf e Jurandyr Ochsendorf atuaram na tentativa de encobrir o desaparecimento de Rubens Paiva.
O cinco receberam promoção antes e após o caso e chegaram a receber referências elogiosas registradas oficialmente. Dois foram promovidos a major, um a tenente-coronel, um a subtenente e outro a 2º sargento.
A ONG ainda não obteve as fichas funcionais dos militares Antônio Fernando Hughes de Carvalho, responsável por torturas à época da morte de Rubens Paiva, e do então major José Antônio Nogueira Belham, ex-comandante do DOI, considerado responsável pela morte e pelo desaparecimento de Rubens Paiva.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.