
Brasil
MPF lança consulta pública para colher propostas contra racismo no futebol
Sugestões podem ser enviadas até 23 de abril e serão discutidas com a CBF e Ministérios

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Ministério Público Federal (MPF) realiza consulta pública para coletar propostas sobre ações contra o racismo no futebol. As sugestões podem ser enviadas até 23 de abril ao e-mail da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio de Janeiro ( prrj-prdc@mpf.mp.br). As propostas serão discutidas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os Ministérios do Esporte e da Igualdade Racial em reunião agendada para o dia 28.
A consulta pública é um desdobramento do inquérito sobre a possível omissão da CBF no caso de racismo contra o jogador Luighi Hanri Sousa Santos, do Palmeiras, ocorrido em março, durante jogo contra o Cerro Porteño, na Copa Libertadores Sub-20.
Em reunião recente, representantes da CBF, ministérios e da JusRacial concordaram sobre a necessidade de ações preventivas e coercitivas no combate ao racismo no esporte, destacando o envolvimento da sociedade civil no processo. As propostas serão analisadas após consolidação até o dia 15 de abril.
O MPF investiga a omissão da CBF com base na Convenção Interamericana contra o Racismo e nas obrigações constitucionais do Brasil. Os procuradores afirmam que o enfrentamento do racismo exige medidas concretas e o diálogo com a sociedade e entidades de direitos humanos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.