Terça-feira, 01 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Morre Marcos Vilaça, membro da Academia Brasileira de Letras, aos 85 anos

Brasil

Morre Marcos Vilaça, membro da Academia Brasileira de Letras, aos 85 anos

Vilaça estava internado em uma clínica na capital pernambucana

Morre Marcos Vilaça, membro da Academia Brasileira de Letras, aos 85 anos

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 29 de março de 2025 às 13:00

Morreu na madrugada deste sábado (29), em Recife o escritor e advogado Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, aos 85 anos. Imortal da Academia Brasileira de Letras, ele também foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União. Vilaça estava internado em uma clínica na capital pernambucana e de acordo com a Academia, o advogado morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. 

Vilaça nasceu em 1939, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, onde lecionou direito público internacional na Universidade Católica. Foi o autor de "Nordeste: Secos & Molhados" (1972), "Recife Azul, Líquido do Céu" (1972) e escreveu, com o empresário e político Roberto Cavalcanti, o livro "Coronel, Coronéis: Apogeu e Declínio do Coronelismo no Nordeste", um clássico sobre o coronelismo nordestino no século 20, publicado em 1965.

Naquele mesmo ano, foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras e, 20 anos depois, em 1985, passou a ocupar a cadeira 26 da ABL, da qual também foi presidente por quatro anos. No final da década de 1980, chegou ao TCU por indicação do então presidente da República José Sarney. Também fez parte do Conselho Federal de Cultura e foi presidente da Funarte e da Pró-memória.

O corpo de Marcos Vilaça será cremado em Recife, e suas cinzas, jogadas na praia de Boa Viagem, assim como foi feito com as cinzas de sua mulher, Maria do Carmo.