![TCU diz que não há saída para incluir R$ 13 bi no Orçamento para Pé-de-Meia](https://api.metro1.com.br/noticias/161276,tcu-diz-que-nao-ha-saida-para-incluir-r-13-bi-no-orcamento-para-pe-de-meia-3.jpg)
Brasil
Governo avalia criar cargo para enfrentar negacionismo climático
Essa possível criação do cargo acontece num momento em que Donald Trump, presidente dos EUA, adota medidas na contramão do combate à crise climática
![Governo avalia criar cargo para enfrentar negacionismo climático](https://api.metro1.com.br/noticias/161237,governo-avalia-criar-cargo-para-enfrentar-negacionismo-climatico-3.jpg)
Foto: Pedro França/Agência Senado
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está estudando criar o cargo de enviado especial contra o negacionismo climático, pensando na organização da COP30.
Se isso for adiante, o mais cotado para assumir a função é Frederico Assis, que atua na área internacional do Palácio do Planalto. Ele trabalha sob a supervisão de Celso Amorim, ex-chanceler e assessor especial de Lula. Fontes do governo afirmam que Assis já foi convidado e sua nomeação deve sair nos próximos dias. A Folha de S.Paulo divulgou a informação primeiro, depois confirmada pela CNN Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) ainda estão definindo exatamente quais serão as funções do novo cargo. O enviado especial deve se reportar ao presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e terá entre suas missões dialogar com plataformas digitais, movimentos sociais e lideranças políticas.
Essa possível criação do cargo acontece num momento em que Donald Trump, presidente dos EUA, adota medidas na contramão do combate à crise climática. Ele critica políticas ambientais e aposta na expansão da exploração de petróleo como forma de impulsionar a economia e segurar a inflação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.