Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo avalia criar cargo para enfrentar negacionismo climático

Brasil

Governo avalia criar cargo para enfrentar negacionismo climático

Essa possível criação do cargo acontece num momento em que Donald Trump, presidente dos EUA, adota medidas na contramão do combate à crise climática

Governo avalia criar cargo para enfrentar negacionismo climático

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 10 de fevereiro de 2025 às 08:00

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está estudando criar o cargo de enviado especial contra o negacionismo climático, pensando na organização da COP30.  

Se isso for adiante, o mais cotado para assumir a função é Frederico Assis, que atua na área internacional do Palácio do Planalto. Ele trabalha sob a supervisão de Celso Amorim, ex-chanceler e assessor especial de Lula.  Fontes do governo afirmam que Assis já foi convidado e sua nomeação deve sair nos próximos dias. A Folha de S.Paulo divulgou a informação primeiro, depois confirmada pela CNN Brasil.  

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) ainda estão definindo exatamente quais serão as funções do novo cargo. O enviado especial deve se reportar ao presidente da COP30, André Corrêa do Lago, e terá entre suas missões dialogar com plataformas digitais, movimentos sociais e lideranças políticas.  

Essa possível criação do cargo acontece num momento em que Donald Trump, presidente dos EUA, adota medidas na contramão do combate à crise climática. Ele critica políticas ambientais e aposta na expansão da exploração de petróleo como forma de impulsionar a economia e segurar a inflação.