![Filha de Lexa e Ricardo Vianna morre três dias após o parto](https://api.metro1.com.br/noticias/161260,filha-de-lexa-e-ricardo-vianna-morre-tres-dias-apos-o-parto-3.jpg)
Brasil
Governo promete processo mais humanizado para deportados
Segundo voo vindo dos EUA chegou ontem ao Brasil, com 111 repatriados
![Governo promete processo mais humanizado para deportados](https://api.metro1.com.br/noticias/161221,governo-promete-processo-mais-humanizado-para-deportados-3.jpg)
Foto: FAB/Divulgação
O segundo voo com brasileiros deportados pelos Estados Unidos chegou na noite de ontem (8) ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Antes de chegar ao Brasil, o voo fez escala técnica em Porto Rico. Funcionários do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), sob liderança da ministra Macaé Evaristo, os receberam. “Aos poucos, a gente vai conseguir fazer com que esse processo seja menos doloroso e mais humanizado. Essa é a nossa tarefa, estamos aqui para isso, então contem com a gente", disse a ministra durante a recepção.
Segundo Ana Maria Gomes Raietparvar, da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas, a recepção dos repatriados deixou os brasileiros aliviados já na primeira parada em Fortaleza. “O atendimento foi muito bom, considerando que foi a primeira vez em que o Ceará recebeu repatriados. Tivemos um apoio enorme, fizemos um acolhimento humanitário, e as pessoas, quando viam a gente, ficavam aliviadas. Alguns chegaram envergonhados, mas, quando viram como seria a recepção, relaxaram bastante”, afirmou.
Um grupo de trabalho (GT) formado por representantes do governo brasileiro e do governo dos Estados Unidos (EUA) monitorou o voo. Cinco horas antes da chegada ao Brasil, o governo dos EUA disponibilizou a lista com o quantitativo e o perfil dos repatriados. Não houve registros de passageiros sob alerta da Interpol.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.