Brasil
Lula se reúne com novos presidentes da Câmara e do Senado e prega harmonia entre poderes
Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP assumiram os cargos no último sábado (1º)
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta segunda-feira (3) com os recém-eleitos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP). Ambos assumiram os cargos no último sábado (1º).
Durante o encontro no Palácio do Planalto, Lula enfatizou a importância da cooperação entre os poderes e a necessidade de fortalecer a democracia. “Tenho certeza, presidente Motta e Alcolumbre, que nossa convivência será exemplo. Exemplo para o futuro e exemplo para aqueles que hoje fazem parte do presente e não querem entender a necessidade da convivência democrática. Tenho certeza que a nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira. Cada um tendo noção exata do seu papel”, disse o presidente Lula.
O chefe do Executivo também se comprometeu a dialogar previamente com os parlamentares antes de encaminhar qualquer projeto de lei ao Congresso. “Jamais mandarei um projeto que seja de interesse pessoal do presidente ou de um partido”, garantiu.
Ao lado de Lula e de Hugo Motta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reafirmou o papel do Legislativo no apoio às iniciativas do governo. Ele destacou que o Congresso tem a responsabilidade de contribuir para a melhoria da vida dos brasileiros. “Vossa excelência é presidente do nosso país, tem compromisso com os brasileiros, e o Poder Legislativo não pode se furtar em ajudar o governo do Brasil a melhorar a vida dos brasileiros. E eu tenho certeza que esse é o espírito colaborativo”, declarou Alcolumbre.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.