Brasil
Brasil tem mais de 1,5 milhão de motoristas com teste toxicológico vencido
Exame tem data de validade e é obrigatório para motoristas profissionais das classes C, D e E.
Foto: StockSnap/Pixabay
No Brasil, 1.507.569 motoristas profissionais encerraram o ano de 2024 com o exame toxicológico vencido, conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Esse teste é crucial para garantir que motoristas de ônibus, caminhões e carretas não estejam dirigindo sob a influência de substâncias psicoativas, ajudando a prevenir acidentes. Para Givaldo Vieira, presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), manter o exame em dia é uma medida de segurança importante, tanto para o condutor quanto para os demais usuários das vias.
Além disso, o exame toxicológico serve para detectar e prevenir possíveis problemas de saúde, principalmente aqueles relacionados ao uso de substâncias nocivas. Essa reescrita mantém a essência do conteúdo, mas com uma estrutura própria. “O exame garante que o motorista profissional esteja preparado para conduzir pessoas e cargas, e assegura que eles estejam livres de algo que possa comprometer sua capacidade de conduzir veículos de forma segura”, afirma o presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Givaldo Vieira.
A lei determina que motoristas com menos de 70 anos e habilitados nas categorias C, D e E precisam fazer o teste a cada 2,5 anos. Quem não fizer o teste, pode ser multado em até R$ 1.467,35 e o valor pode dobrar em caso de reincidência.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.