Brasil
Lula quer novo Plano Safra para reduzir preço dos alimentos, diz ministro da Agricultura
A orientação do presidente tem como objetivo diminuir os preços dos alimentos
Foto: Reprodução/Prefeitura Rio das Ostras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário discutam um novo Plano Safra para incentivar a produção agropecuária, segundo informa o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta sexta-feira (24). A orientação tem como objetivo diminuir os preços dos alimentos.
Em coletiva de imprensa após reunião para tratar sobre o tema, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que a estratégia adotada pelo governo será apostar em aumentar a oferta para reduzir os preços.
“O presidente pediu aos ministros Carlos Fávaro e Paulo Teixeira para que deem uma lente de aumento, um foco maior, uma atenção maior na definição de políticas agrícolas já existentes com recursos já existentes para o estímulo da produção. Para que esses estímulos sejam mais concentrados, tenham foco maior nos produtos que fazem parte da cesta básica”, afirmou Rui Costa.
Segundo o ministro, o governo também pretende fazer reuniões com agentes de mercado, como supermercados e frigoríficos, para debater formas de tornar os alimentos mais baratos. “Não haverá congelamento de preço, tabelamento de preço, fiscalização de preço. Ele [presidente] até frisou: não haverá fiscal do Lula nas feiras”, completou Rui.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.