Brasil
Conhecida como "rodovia da morte", Lula assina concessão da BR-381 em Minas Gerais
Trecho da concessão tem 303,4 km, começa em Belo Horizonte e vai até Governador Valadares
Foto: DNIT/ Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, nesta quarta-feira (22), a assinatura do contrato de concessão da BR-381, localizada em Minas Gerais.
Com uma extensão de 303,4 km, o trecho concedido conecta Belo Horizonte, a capital mineira, à cidade de Governador Valadares, também em Minas. Popularmente chamada de "rodovia da morte" devido às suas curvas perigosas, pistas simples e frequente falta de manutenção, a BR-381 enfrenta desafios estruturais como iluminação insuficiente e sinalização precária.
Nas primeiras horas desta quarta (22), um acidente fatal envolvendo uma caminhonete e uma carreta resultou na morte de três pessoas na rodovia. A BR-381 é uma importante rota para o transporte de cargas no Brasil, com intenso tráfego de caminhões e veículos leves.
A estrada é essencial para o escoamento de produtos industriais, atravessando o Vale do Aço e conectando Minas Gerais a São Paulo e Espírito Santo. Gestões anteriores já haviam tentado leiloar a concessão da rodovia, mas as tentativas não avançaram devido à ausência de interessados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.