Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

DHPP revela que delação foi a motivação para assassinato de Gritzbach

Brasil

DHPP revela que delação foi a motivação para assassinato de Gritzbach

Ele foi morto oito de novembro de 2024 com tiros de fuzil no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos

DHPP revela que delação foi a motivação para assassinato de Gritzbach

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 17 de janeiro de 2025 às 07:50

O motivo do assassinato de Vinícios Lopes Gritzbach, com tiros de fuzis no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi a delação sobre como funciona o esquema de corruoção e exposição de policiais e membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A informação foi divulgada pela diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Cívil de São Paulo, delegada Ivalda Aleixo. 

 “A motivação foi a delação do Vinícius. E, por conta da delação, além de expor todo um esquema de corrupção do que vinha acontecendo, na delação ele também coloca, não só os policiais, ele também dá nome aos donos do PCC que fazem a lavagem de dinheiro”, disse Ivalda em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16).

A diretora também informou que Gritzbch aplicou golpes em alguns membros do PCC. “Ele deu golpes em alguns. Ele ficava com a aplicação em criptomoedas, depois ele não tinha esse dinheiro para devolver. Ele ficava devedor. Tanto que, depois de morto, eu posso assegurar para vocês que a viúva, a legítima, ela não tem dinheiro em espécie. Ela tem bens que ela vai ter que vender”, acrescentou.

O conteúdo da delação é sigiloso, mas em outubro de 2024 o MP encaminhou à Corregedoria da Polícia trechos do documento em que o delator denuncia policiais por extorção. Oito dias antes de ser morto ele foi ouvido pela Corregedoria.