Brasil
Governo quer leiloar 50 aeroportos na Amazônia Legal e no Nordeste
Edital das concessões deve ser publicado entre março e abril, com possibilidade de implementação já em 2025
Foto: Freepik
O governo federal projeta fazer leilões de 50 aeroportos e/ou aeródromos regionais localizados na Amazônia Legal e no Nordeste na primeira fase do projeto AmpliAR. A informação foi divulgada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta quinta-feira (16). Segundo o governo federal, o programa tem potencial de alcançar R$ 3,4 bilhões em investimentos. O programa tem como objetivo atrair investimentos privados para terminais localizados em regiões estratégicas e com baixa conectividade.
O ministério trabalha com a possibilidade dos primeiros leilões serem realizados no primeiro semestre de 2025. O edital do programa deve ser lançado entre março e abril. O programa permite a contratação simplificada das atuais concessionárias que atuam no país para administrar a operação de 102 aeródromos considerados estrategicamente importantes, mas de baixo interesse comercial. Na disputa, as concessionárias vão se comprometer a fazer investimentos e operar os terminais regionais (fora dos grandes centros urbanos).
Todos os aeroportos incluídos no AmpliAR foram definidos a partir das necessidades identificadas no Plano Aeroviário Nacional (PAN). São quinze aeroportos no Amazonas, onze no Pará, sete no Mato Grosso, três na Bahia e outros em diversos estados do país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.