Brasil
Prefeitura de SP constrói muro de 40 metros e confina Cracolândia
Problema se arrasta há décadas na cidade de São Paulo sem solução; Cracolândia é alvo constante de promessas por parte dos políticos
Foto: William Santos/ TV Globo
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, no Centro da cidade, que, na prática, delimita a área dos usuários de drogas. A construção, de cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, fica na Rua General Couto Magalhães, na região da Santa Ifigênia, perto da estação da Luz. Antes, já havia tapumes de metal no local.
A gestão argumenta que a construção, dentre outras medidas, ocorreu para melhorar o atendimento dos usuários, garantir mais segurança para as equipes de saúde e assistência social e facilitar o trânsito de veículos na região.
Para o portal g1, Roberta Costa, do coletivo Craco Resite, afirma que o muro "encarcerou" os usuários, e os movimentos de direitos humanos são impedidos de entrar na área para prestar serviço a eles. Ela conta que tentaram fazer uma ação de Natal no dia 22 de dezembro com frutas, comida e arte, mas foram impedidos de se aproximar dos usuários. Problema que se arrasta há décadas na cidade de São Paulo sem solução, a Cracolândia é alvo constante de promessas por parte dos políticos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.