Brasil
PGR recebe pedido de manifestação sobre convite de Bolsonaro para posse de Trump
Moraes afirmou que a solicitação não tinha os "documentos necessários" para a viagem
Foto: Alan Santos/PR/Divulgação
A Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu um pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para que avalie a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro deixe o país para comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Indiciado por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro está com o passaporte retido pela Justiça desde fevereiro do ano passado após operação da PF no âmbito da investigação sobre a trama golpista. A posse está agendada para o próximo dia 20, em Washington (EUA).
Segundo Moraes, o pedido de Bolsonaro não chegou à Corte munido dos “documentos necessários”. " (...) a mensagem foi enviada para o e-mail do deputado Eduardo Bolsonaro por um endereço não identificado: ‘info@t47inaugural.com info@t47inaugural.com’ e sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado”, disse o ministro.
Em resposta a Moraes, a defesa de Bolsonaro informou, nesta segunda-feira, maiores detalhes da programação do evento e elementos que confirmam, segundo os advogados do ex-presidente, que o e-mail citado no convite faz mesmo parte da organização oficial da posse de Trump nos Estados Unidos. Agora, o ministro aguarda um parecer da PGR que endossará, ou não, a ida de Bolsonaro à cerimônia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.