Brasil
Governo investirá R$ 700 milhões na reforma agrária, diz ministro
A previsão é que o programa seja oficialmente apresentado ainda neste mês, reforçando o compromisso do governo com a questão agrária e a promoção da justiça social no campo
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Paulo Teixeira, anunciou que o governo federal destinará R$700 milhões para a aquisição de terras voltadas à reforma agrária. O objetivo é adquirir áreas e redistribuí-las para famílias previamente cadastradas em assentamentos em todo o país.
O investimento recebeu aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira semana de janeiro e ganha relevância após o ataque ocorrido em Tremembé, no interior de São Paulo, que resultou na morte de duas pessoas em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A previsão é que o programa seja oficialmente apresentado ainda neste mês, reforçando o compromisso do governo com a questão agrária e a promoção da justiça social no campo. “O programa já está acelerado. Houve um despacho com o presidente na última quarta feira para o lançamento”, disse Teixeira a CNN.
O plano inclui iniciativas como a renegociação de débitos de agricultores com descontos significativos, a remoção de restrições de crédito ligadas ao ‘score’ negativo que atualmente impede produtores rurais de obter novos financiamentos, e a criação de mecanismos para consulta de dívidas privadas relacionadas ao crédito agrícola.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.