Segunda-feira, 06 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Policia Federal irá investigar soldado de Israel no Brasil

Brasil

Policia Federal irá investigar soldado de Israel no Brasil

O soldado israelense, que está de férias no Brasil, é acusado de envolvimento na destruição de um quarteirão residencial na Faixa de Gaza, utilizando explosivos fora de situação de combate, em novembro de 2024

Policia Federal irá investigar soldado de Israel no Brasil

Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de janeiro de 2025 às 17:30

A Justiça Federal determinou que a Polícia Federal (PF) investigue um soldado israelense que atualmente está no Brasil, acusado de supostos crimes de guerra cometidos na Faixa de Gaza. A decisão foi tomada pela juíza federal Raquel Soares Charelli, da Seção Judiciária do Distrito Federal, durante o plantão do dia 30 de dezembro de 2024.  

A denúncia foi apresentada pela Fundação Hind Rajab (HRF), uma organização internacional que denuncia crimes de guerra, violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade cometidos na Palestina.  

O soldado israelense, que está de férias no Brasil, é acusado de envolvimento na destruição de um quarteirão residencial na Faixa de Gaza, utilizando explosivos fora de situação de combate, em novembro de 2024. Segundo a denúncia, as casas serviam de abrigo para palestinos deslocados internamente devido à guerra entre Israel e Hamas.  

Nos mais de 500 documentos que compõem o processo, aos quais o Metrópoles teve acesso, a Fundação Hind Rajab anexou uma série de provas coletadas por meio de investigação de inteligência de fontes abertas, que, segundo a organização, sustentam a acusação contra o soldado.

Além da investigação, a HRF solicita a decretação de prisão provisória do indivíduo, alegando risco de fuga ou possibilidade de ocultação de provas.