Brasil
Policia Federal irá investigar soldado de Israel no Brasil
O soldado israelense, que está de férias no Brasil, é acusado de envolvimento na destruição de um quarteirão residencial na Faixa de Gaza, utilizando explosivos fora de situação de combate, em novembro de 2024
Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil
A Justiça Federal determinou que a Polícia Federal (PF) investigue um soldado israelense que atualmente está no Brasil, acusado de supostos crimes de guerra cometidos na Faixa de Gaza. A decisão foi tomada pela juíza federal Raquel Soares Charelli, da Seção Judiciária do Distrito Federal, durante o plantão do dia 30 de dezembro de 2024.
A denúncia foi apresentada pela Fundação Hind Rajab (HRF), uma organização internacional que denuncia crimes de guerra, violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade cometidos na Palestina.
O soldado israelense, que está de férias no Brasil, é acusado de envolvimento na destruição de um quarteirão residencial na Faixa de Gaza, utilizando explosivos fora de situação de combate, em novembro de 2024. Segundo a denúncia, as casas serviam de abrigo para palestinos deslocados internamente devido à guerra entre Israel e Hamas.
Nos mais de 500 documentos que compõem o processo, aos quais o Metrópoles teve acesso, a Fundação Hind Rajab anexou uma série de provas coletadas por meio de investigação de inteligência de fontes abertas, que, segundo a organização, sustentam a acusação contra o soldado.
Além da investigação, a HRF solicita a decretação de prisão provisória do indivíduo, alegando risco de fuga ou possibilidade de ocultação de provas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.