Brasil
Petrobras diz que 'abrasileirou' preço do diesel após encerrar 2024 sem reajuste
Estatal vem estudando venda direta para grandes consumidores
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Petrobras continua tendo lucro depois de "abrasileirar" os preços dos combustíveis, afirmou na noite do domingo (29) a presidente da empresa, Magda Chambriard, em entrevista ao programa Canal Livre, na Band News. Pela primeira vez em 13 anos, a empresa fechou 2024 sem qualquer reajuste no preço do óleo diesel em suas refinarias. O preço da gasolina foi alterado apenas uma vez no ano, no mês de julho.
A executiva descartou a volta para o setor de distribuição de combustíveis no curto prazo, e que no momento a Petrobras vem estudando a venda direta para grandes consumidores, como já está fazendo com a Vale.
O lucro da área de refino da estatal caiu quase à metade nos primeiros nove meses de 2024, para R$ 6,7 bilhões, mas a empresa minimiza efeitos da política de preços sobre o desempenho, defendendo que a queda das margens de refino é global. Em nota, alegou que sua estratégia comercial contribuiu em 2024 para que a empresa registrasse forte geração operacional de caixa, resultados consistentes e a menor dívida bruta desde 2008.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.