Brasil
Morre o ex-AGU Geraldo Quintão, aos 89 anos
Causa da morte não foi divulgada
Foto: Reprodução
O ex-AGU (Advogado Geral da União) Geraldo Quintão faleceu nesta sexta (27), aos 89 anos. A causa da morte não foi divulgada. Indicado por Itamar Franco em julho de 1993, ele ocupou o cargo por quase 7 anos, até o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, substituído por Gilmar Mendes, hoje ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).
Formado em direito pela USP (Universidade de São Paulo), Quintão trabalhou no Banco do Brasil por quase três décadas. Foi advogado, chefe da assessoria jurídica regional em São Paulo e, depois, chefe da consultoria jurídica geral do banco.
Após deixar a AGU, foi ministro da Defesa nos três últimos anos de FHC. "[Quintão] deixou um legado de diálogo, equilíbrio e defesa dos valores democráticos, na busca do bem comum e da estabilidade institucional", diz a nota da AGU.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também prestou homenagens. "Tive a honra de trabalhar ao seu lado, quando era Secretário de Assuntos Jurídicos no governo FHC, e depois sucedê-lo como advogado-geral da União. Sua atuação pública como AGU e, posteriormente, como ministro da Defesa sempre será lembrada. Meus sentimentos aos familiares", afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.