Brasil
AGU notifica YouTube para tirar do ar vídeos com desinformação sobre Lula
Instituição afirma que desinformação pode afetar a confiança e a estabilidade política e econômica do país
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o YouTube nesta sexta-feira (13) solicitando a retirada de vídeos com informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido, encaminhado ao Google, responsável pela plataforma, estabelece um prazo de 24 horas para a remoção do conteúdo. Segundo a AGU, as publicações contêm desinformação, inclusive rumores sobre a morte do presidente, com potencial de afetar a confiança nas instituições e a estabilidade política e econômica do país.
Lula aparece em um vídeo divulgado nesta sexta-feira caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O presidente foi internado após sentir dores de cabeça na segunda-feira, 9, sendo submetido a uma cirurgia de emergência na terça-feira, 10, para drenar um hematoma intracraniano. Na quinta-feira, 12, passou por um novo procedimento, uma embolização da artéria meníngea média, para reduzir o risco de novos hematomas.
A origem do hematoma foi uma queda ocorrida em 19 de outubro na residência oficial, quando Lula bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na nuca. Desde então, exames de imagem identificaram uma pequena hemorragia intracraniana, que vinha sendo monitorada até a necessidade das intervenções médicas desta semana.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.