Brasil
Operadoras podem ativar "5G puro" em todo o Brasil, mas só 18% das cidades têm antenas compatíveis
Dados da Anatel mostram que, dos 5.570 municípios brasileiros, 1.022 têm antenas 5G, mas isso não garante que todas estejam em funcionamento
Foto: Freepik
A faixa principal de frequência do 5G já está disponível para uso pelas operadoras em todo o Brasil. No entanto, apenas 18% dos municípios contam com antenas preparadas para suportar a nova geração de internet móvel, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Confira os locais onde a tecnologia já está disponível.
A Anatel anunciou, na última segunda-feira (2), que todas as cidades do país estão aptas a receber o 5G standalone, também conhecido como "5G puro", que é responsável por proporcionar os maiores avanços dessa tecnologia. Entre os 5.570 municípios brasileiros, 1.022 já possuem antenas compatíveis com o 5G (seja standalone ou não), de acordo com informações atualizadas na terça-feira (3).
Isso, porém, não caracteriza um atraso, já que as operadoras iniciaram a liberação do sinal em julho de 2022 e têm até o fim de 2029 para implantar a tecnologia em todo o país. Atualmente, há 33.345 estações rádio-base (ERBs) licenciadas, operadas por seis empresas vencedoras do leilão de frequências para a quinta geração de internet móvel.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.