Brasil
Estudantes da PUC-SP chamam alunos da USP de 'pobres' e 'cotistas' durante jogos jurídicos
Caso foi registrado no município de Americana no último sábado (16)
Foto: Divulgação
Estudantes na torcida do curso de direito da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) foram filmados gritando termos como “cotista” e “pobre” para ofender alunos da Universidade de São Paulo (USP) durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos estaduais, realizados no último sábado (16).
Com a situação, registrado no município de Americana–SP, o centro acadêmico XI de Agosto, do Direito da USP, classificou as provocações como racistas e aporofóbicas (termo que indica aversão a pessoas pobres). “É nas academias de direito que se formam os profissionais que deveriam operar contra as injustiças, injúrias e preconceitos de classe e raciais. Atos como esses explicitam a violência que estudantes cotistas enfrentam ao ocupar espaços que historicamente lhes foram negados”.
A Associação Atlética Acadêmica 22 de Agosto, da PUC-SP, também criticou a ação dos estudantes e disse ter auxiliado na identificação dos estudantes que fizeram as ofensas. Ela ainda se comprometeu a “comunicar o ocorrido e solicitar que sejam tomadas as providências cabíveis no âmbito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.