Brasil
Restauro de relógio danificado no 8 de Janeiro é concluído, e peça retorna em breve ao Brasil
Objeto fabricado no século XVII foi restaurado na Suíça por meio de uma parceria do governo brasileiro com a embaixada do país europeu
Foto: Divulgação/Planalto
O relógio de Balthazar Baltimore, danificado nos ataques do 8 de janeiro por Antônio Cláudio Alves Ferreira, deve voltar ao Brasil ainda este ano, após ser restaurado na Suíça.
A peça, que data do século XVII, foi um presente da corte francesa para Dom João VI e chegou ao Brasil em 1808 com a família real portuguesa. Parte do acervo do Palácio do Planalto, a relíquia foi restaurada por meio de uma parceria entre o governo brasileiro e a embaixada suíça. A restauração já foi finalizada no país europeu.
A informação foi noticiada pelo Estadão junto à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Segundo nota enviada pelo órgão, a recuperação do relógio histórico foi viabilizada por meio de um "Acordo de Cooperação Técnica com a Embaixada da Suíça” e não teve “nenhum gasto por parte da Presidência". Ainda segundo a Secom, a expectativa é de que a entrega seja concretizada ainda neste ano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.