Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 04 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Justiça condena médica que espalhou fake news sobre câncer de mama

Brasil

Justiça condena médica que espalhou fake news sobre câncer de mama

Processo foi movido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)

Justiça condena médica que espalhou fake news sobre câncer de mama

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 04 de novembro de 2024 às 12:33

A Justiça do Pará condenou a médica Lana Tiani Almeida da Silva após a profissional alegar, em vídeo no Instagram, que o câncer de mama não existe e que a mamografia causaria inflamação. O processo foi movido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). As informações são do jornal o Globo.

A juíza Lailce Ana Marron da Silva Cardoso, da 9ª vara Cível e Empresarial de Belém, determinou que Lana retire imediatamente do ar as publicações. A decisão ainda proibiu Lana de alegar que o exame da mamografia é prejudicial à saúde, sob pena de multa diária de R$ 1,5 mil. Ela também não poderá anunciar tratamentos que não tenham comprovação científica.

“O perigo de dano está comprovado pela indevida conduta da ré, ao promover descredibilização dos métodos científicos de diagnóstico e tratamento do câncer de mama, bem como na indevida divulgação de método de tratamento, desenvolvido por profissional não médico, sem qualquer comprovação científica e, principalmente, no imenso e irresponsável risco à saúde da população, o qual, em concreto, pode ser irreversível”, escreveu a juíza na decisão.