Brasil
Brasil
Projeto leva necessidades das favelas ao G20
Comuniquê aponta combate à fome, falta de infraestrutura e acesso à água como demandas emergenciais
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Favela 20 (F20) deve entregar um documento intitulado Comuniquê ao fórum do G20 nesta segunda-feira (4). O Comuniquê conta, basicamente, com necessidades que precisam de atenção nas comunidades e favelas brasileiras, como os investimentos em infraestrutura, acesso à água, educação de qualidade e combate à fome.
O F20 é um projeto criado pelo Voz das Comunidades, organização não governamental e jornalística, com objetivo de promover episódios culturais das favelas e expor os desafios locais aos líderes de todo o mundo. De acordo com Erley Bisco, cofundador do F20, as demandas apresentadas ultrapassam as favelas brasileiras e se estendem a outras que compõem os países de todo o G20.
Fruto de debates promovidos por seis grupos de trabalho (GTs), o Comuniquê reuniu mais de 100 organizações do Brasil e de outros países. Os debates começaram em julho com o lançamento do F20 e pôde evidenciar desafios parecidos enfrentados pelas populações nos países do bloco, como as desigualdades.
Com base nessas reflexões, cada GT elaborou um policy brief, um documento que compila informações sobre as questões atuais, com o objetivo de sugerir a criação de políticas públicas a serem consideradas por quem deve tomar as decisões e para escolhas de lideranças.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.