Brasil
Anvisa libera medicamentos à base de cannabis para animais
O Brasil passa a integrar o grupo de países que já exploram o valor terapêutico da Cannabis para animais
Foto: Freepik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a utilização de produtos à base de Cannabis em tratamentos de animais, na quarta-feira (31). Com essa decisão, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) assume a responsabilidade de regularizar o uso da substância em produtos veterinários para comercialização no Brasil.
O uso medicinal de Cannabis em animais será restrito a prescrições de médicos veterinários credenciados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Somente produtos registrados na Anvisa, com autorização sanitária, poderão ser comercializados para uso exclusivo do animal, sob orientação do profissional.
Veterinários podem prescrever medicamentos à base de Cannabis para uso terapêutico, desde que comprovada segurança e eficácia. As receitas especiais serão retidas nas farmácias para garantir segurança.
O Brasil passa a integrar o grupo de países que já exploram o valor terapêutico da Cannabis para animais. É importante ressaltar que a manipulação de produtos à base de Cannabis permanece proibida no país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.