Brasil
Ministro Gilmar Mendes anula condenações de José Dirceu na Lava Jato
Dirceu havia sido condenado a mais de 23 anos de prisão por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as condenações do ex-ministro José Dirceu no âmbito da operação Lava Jato. A decisão, assinada nesta segunda-feira (28), além de incluir os atos processuais do ex-juiz Sergio Moro, hoje senador pelo União Brasil do Paraná, anula também, na prática, as decisões de instâncias superiores que acabaram confirmando as condenações de Dirceu na Lava Jato.
O ministro do STF atendeu a um pedido da defesa de Dirceu, estendendo aos casos de Dirceu um entendimento da Corte que já havia considerado Sergio Moro suspeito e parcial para atuar em processos relacionados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para Gilmar Mendes, há indícios de que Dirceu foi usado por Moro para atingir politicamente Lula, de quem já foi chefe da Casa Civil
Dirceu havia sido condenado a mais de 23 anos de prisão por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. A defesa dele já encaminhou cópia da decisão de Gilmar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde há dois recursos de Dirceu aguardando julgamento. A decisão deixa o ex-ministro sem impedimentos judiciais para uma eventual candidatura.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.