Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

12 marcas de azeite têm venda proibida por Ministério da Agricultura

Brasil

12 marcas de azeite têm venda proibida por Ministério da Agricultura

Consumidores devem parar consumo imediatamente

12 marcas de azeite têm venda proibida por Ministério da Agricultura

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 22 de outubro de 2024 às 12:41

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta terça-feira (22) uma recente lista com 12 marcas de azeite que foram consideradas fraudulentas e inadequadas para o consumo. Os estudos mostraram a existência da presença de óleos vegetais não identificados, o que afeta a qualidade e a segurança das mercadorias.

As marcas mencionadas pela análise são: Grego Santorini, La Ventosa, Alonso, Quintas D’Oliveira, Olivas Del Tango, Vila Real, Quinta de Aveiro, Vincenzo, Don Alejandro, Almazara, Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.

Segundo a lista, várias empresas ligadas a essas marcas possuem CNPJs suspensos ou cancelados pela Receita Federal, fatores que que aumentam as suspeitas de fraude. A venda desses produtos representa uma infração séria e os estabelecimentos que insistirem em comercializá-los poderão enfrentar punições.

Segundo o Mapa, consumidores que compraram essas marcas devem parar de usá-las imediatamente e procurar a substituição do produto, conforme estipulado no Código de Defesa do Consumidor. As reclamações relacionadas à comercialização de fraude de mercadorias podem ser realizadas através do canal oficial Fala.BR, informando o local de aquisição.