Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

O que você precisa saber para começar o dia

Brasil

O que você precisa saber para começar o dia

O Metro1 compilou os principais acontecimentos previstos para ocorrer nesta segunda-feira (21); confira

O que você precisa saber para começar o dia

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 21 de outubro de 2024 às 06:30

Atualizado: no dia 21 de outubro de 2024 às 11:27

Para começar a manhã bem informado e não ficar para trás, confira os acontecimentos regionais e nacionais desta segunda-feira (21), compilados pelo Metro1.

  • Nova biorrefinaria 

O vice-presidente Geraldo Alckmin tem agenda na Bahia nesta segunda-feira. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, ele vai participar, às 10h, do lançamento da pedra fundamental de uma nova biorrefinaria da Inpasa, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. A cerimônia, que promete marcar a expansão de biocombustíveis na Bahia, vai acontecer nas futuras instalações da fábrica, na BR- 242.

  • Seminário do TJ-BA

Também estará na Bahia, nesta segunda-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luís Roberto Barroso. Ele vai participar do “I Seminário de Linguagem Simples – Criando Pontes entre o Cidadão e a Justiça”, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Barroso também estará presente no 9ª edição do Programa Diálogos da Magistratura, iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

  • Obras no bairro do Uruguai

A partir desta segunda-feira, os itinerários das linhas 0720 (Vale das Pedrinhas - Vila Rui Barbosa) e 0214 (Massaranduba - Estação BRT) serão temporariamente alterados por conta de obras de macrodrenagem no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa, em Salvador. As mudanças ocorrerão nas ruas Machado Monteiro e Araújo Bulcão, com previsão de duração inicial de 120 dias. 

  • Caso Mariana

Começa nesta segunda-feira o julgamento na Justiça britânica que definirá se a mineradora anglo-australiana BHP Billiton é responsável pela tragédia do rompimento da barragem em Mariana (MG), em 2015. A previsão é que o julgamento se estenda até 5 de março do ano que vem. A barragem pertencia à Samarco, uma joint-venture entre a BHP Brasil e a Vale.

  • Suspensão das emendas 

Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputada, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) respectivamente, devem se reunir na tarde desta segunda com o relator do Orçamento de 2025, o senador Angelo Coronel (PSD-BA). A intenção é discutir as emendas parlamentares, que foram suspensas por uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

  • Aeroporto de Porto Alegre

Depois de 170 dias sem funcionar por conta das enchente de abril, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma as operações de pousos e decolagens a partir de segunda-feira. Serão 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas, com a previsão de circulação de aproximadamente 9 mil passageiros.