Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Camex aumenta taxa de importação de 11 itens de ferro e aço

Brasil

Camex aumenta taxa de importação de 11 itens de ferro e aço

Análise durou cerca de um ano até decisão

Camex aumenta taxa de importação de 11 itens de ferro e aço

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 18 de outubro de 2024 às 09:15

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), depois de analisar durante um ano, aumentou a alíquota do Imposto de Importação para 25% em 11 categorias de produtos de ferro e aço. A decisão foi tomada em resposta a uma solicitação do Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (Sicetel), que apontou a prática de concorrência desleal por parte dos produtos vindos de fora do país.

Em 2023, em abril, o Gecex/Camex estabeleceu cotas de importação para esses 11 produtos, com duração de um ano. Aqueles que extrapolaram o volume permitido ficaram sujeitos a uma taxa de 25%.

No presente, os 11 produtos de ferro e aço enfrentam uma cobrança de Imposto de Importação que varia entre 10,8% e 14%. Com a nova medida, essa taxa será fixada em 25%, seja qual for o volume que chegue no país. Além disso, o Gecex/Camex também aumentou a tarifa de recebimento do clorito de sódio, utilizado no processo de limpeza da água e no branqueamento de fibras têxteis, polpa de celulose e papel, passando de 9% para 10,8%.

As tarifas de importação de cabos e fibras ópticas foram elevadas para 35% por um período de seis meses. Hoje, as tarifas são de 11,2% para cabos e 9,6% para fibras ópticas. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços justifica o aumento como uma medida para proteger os produtos nacionais da concorrência desleal com os importados.