Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Pessoas privadas de liberdade fazem prova Encceja nesta quarta-feira

Brasil

Pessoas privadas de liberdade fazem prova Encceja nesta quarta-feira

Exame oportuniza conclusão dos ensinos fundamental e médio

Pessoas privadas de liberdade fazem prova Encceja nesta quarta-feira

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 16 de outubro de 2024 às 14:47

Atualizado: no dia 16 de outubro de 2024 às 14:47

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2024 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade é aplicado nesta quarta-feira (16). A prova é feita pelos interessados em obter a certificação de conclusão do Ensino Médio. Para o Ensino Fundamental, as provas ocorreram na terça-feira (15).

O Encceja avalia os aprendizados, competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade adequada: no mínimo 15 anos completos, para o ensino fundamental. E para o ensino médio, no mínimo, 18 anos completos até a data de realização do exame.

O exame ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado, mais o Distrito Federal, conforme termo de acordo de adesão firmado com o Inep. A participação no exame de jovens e adultos nesta situação é voluntária e gratuita.

De acordo com o edital do Encceja PPL 2024, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep, a partir de 28 de outubro. Os resultados serão conhecidos em 23 de dezembro.