Brasil
Denúncias apontam inércia e demora do Itamaraty sobre a retirada de brasileiros do Líbano
Servidores do Ministério das Relações Exteriores pedem "plano detalhado de evacuação e medidas urgentes para garantir a segurança de seus servidores e familiares"
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Servidores do Ministério das Relações Exteriores divulgaram, na tarde desta segunda-feira (30), uma carta criticando a falta de ação do Itamaraty quanto à decisão de evacuar o corpo diplomático brasileiro no Líbano.
O documento é assinado pela presidente do Sinditamaraty, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores, Ivana Vilela Pereira Bordes de Lima. O texto diz que, “enquanto nações como os Estados Unidos ordenaram a evacuação dos familiares do seu corpo diplomático no último sábado, o corpo diplomático brasileiro ainda aguarda instruções claras do Ministério das Relações Exteriores”.
Fala ainda que “a inércia diante de um cenário de guerra coloca em risco a vida dos servidores e dos cerca de 20 mil brasileiros que residem no Líbano”. O sindicato pede que “o Ministério das Relações Exteriores apresente, de forma imediata, um plano detalhado de evacuação e tome medidas urgentes para garantir a segurança de seus servidores e familiares”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.