Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Brasil integra projeto de supertelescópio para mapear céu por 10 anos

Brasil

Brasil integra projeto de supertelescópio para mapear céu por 10 anos

Testes com a câmera começam na semana que vem e as primeiras imagens do telescópio serão produzidas em setembro

Brasil integra projeto de supertelescópio para mapear céu por 10 anos

Foto: Nasa

Por: Metro1 no dia 18 de agosto de 2024 às 16:20

Um dos empreendimentos mais grandiosos da astronomia moderna, o supertelescópio a ser usado pelo projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), inicia em breve a sua fase operacional. Todas as noites, durante dez anos, ele mapeará o céu do Hemisfério Sul e disponibilização as informações para a comunidade científica.

O Brasil fará parte da empreitada internacional inédita de US$ 1 bilhão, ao lado dos EUA, do Chile, que hospeda o observatório, e de 43 grupos de pesquisa internacionais de 28 países. Para isso, um acordo de cooperação científica até 2038 acaba de ser assinado pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LineA), do Brasil, com o SLAC National Accelerator Laboratory, associado da Universidade Stanford, que representa o Departamento de Energia americano.

Na semana que vem, começam os testes com a câmera e, em setembro, serão produzidas as primeiras imagens do telescópio. A parceria garante a participação de 170 brasileiros no projeto, 80% deles jovens pesquisadores, além de estudantes e técnicos, envolvendo 26 instituições de ensino de 12 estados que formam o Grupo de Participação Brasileiro conhecido por BPG-LSST.