Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

STF mantém restrições ao compartilhamento de dados sobre acidentes aéreos

Brasil

STF mantém restrições ao compartilhamento de dados sobre acidentes aéreos

Caso foi pautado pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, após a queda do avião da Voepass que matou 62 pessoas em Vinhedo (SP)

STF mantém restrições ao compartilhamento de dados sobre acidentes aéreos

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Por: Metro1 no dia 15 de agosto de 2024 às 11:55

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou, na quarta-feira (14), regras que visam restringir o compartilhamento de informações produzidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) sobre acidentes aéreos com inquéritos civis e criminais, ações judiciais e processos administrativos, normas sistematizadas no Código Brasileiro de Aeronáutica, que tem classificação de lei. As informações são da Folha de S. Paulo.

O caso, que estava na fila para julgamento desde 202, foi pautado pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, após a queda do avião da Voepass que matou 62 pessoas em Vinhedo (SP).

As investigações de acidentes aeronáuticos são feitas por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão responsável pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer). O intuito é identificar as possíveis causas para editar recomendações de segurança e prevenir novos acidentes.

Atualmente, o material apurado pela Força Aérea Brasileira não pode ser usado como prova em processos judiciais contra fabricantes ou companhias aéreas, exceto quando for autorizado pela Justiça.