Brasil
Ministério da Saúde cria sala de situação para monitorar emergências climáticas
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º) pela pasta
Foto: Divulgação Brigada de Alter do Chão (PA)
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (1) que irá criar uma Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde com o objetivo de monitorar emergências climáticas no Brasil. A decisão acontece após a tragédia do Rio Grande do Sul causada pela fortes chuvas e enchentes no estado, assim como os frequentes incêndios na região do Pantanal.
A sala servirá para a elaboração de protocolos de resposta rápida para as tragédias climáticas no país. Ela ainda deverá propor ações educativas e de capacitação para profissionais da área da saúde que trabalham em áreas afetadas pelas emergências.
“A sala de situação será de responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde Ambiente e terá o objetivo de planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas em momentos de urgência. Caberá ao colegiado acionar reforço de equipes de saúde, como da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS)”, especificou o órgão.
Ainda de acordo com a pasta, o grupo inicialmente irá se reunir semanalmente e e, em caráter extraordinário, mediante convocação da coordenação. Além disso, todas as secretarias do ministério terão representantes no grupo.
O mesmo grupo será responsável ainda por criar Plano Setorial de Adaptação à Mudança do Clima, consultivo e temporário, que terá como finalidade a formulação de estratégias de adaptação para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS),para dessa forma reduzir os impactos das mudanças climáticas na saúde da população.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.