Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 01 de setembro de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Ministro do Esporte afirma que pediu exoneração de servidor que fez postagem racista

Brasil

Ministro do Esporte afirma que pediu exoneração de servidor que fez postagem racista

Perfil do Ministério do Esporte havia publicado foto de um barco com um macaco em alusão à delegação olímpica brasileira

Ministro do Esporte afirma que pediu exoneração de servidor que fez postagem racista

Foto: EBC

Por: Metro no dia 27 de julho de 2024 às 14:45

Atualizado: no dia 27 de julho de 2024 às 14:58

O ministro do Esporte, André Fufuca, afirmou que pediu a exoneração do funcionário da pasta que fez uma postagem racista no perfil oficial da pasta no X, antigo Twitter. 

A publicação, retirada do ar, mostrava um macaco de chapéu pilotando um barco, em alusão à delegação brasileira na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. “Todo mundo aguardando o nosso barco”, dizia o texto. Segundo o ministro, a demissão foi decidida por ele assim que soube da publicação do conteúdo. Na sexta-feira (26), Fufuca participou do evento de abertura da Olimpíada, em Paris, ao lado da primeira-dama, Janja da Silva.

“Ao identificar o post, o Ministério do Esporte solicitou imediato desligamento do responsável pela publicação, uma vez que julga inadmissível tal fato. Reafirmamos que a mesma atitude será tomada com servidores que incorram neste erro. Nosso compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito. O Ministério está implementando medidas rigorosas para garantir que nossa comunicação institucional seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade", diz a nota.

Fufuca disse repudiar “atitudes e ações racistas e discriminatórias” no ministério e em qualquer lugar. "Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo a nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade".