Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 05 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Amazônia decreta estado de emergência em 20 cidades devido a seca

Brasil

Amazônia decreta estado de emergência em 20 cidades devido a seca

Segundo o governador, Wilson Lima, o Decreto de Emergência é importante para que se possa dar amparo legal aos municípios

Amazônia decreta estado de emergência em 20 cidades devido a seca

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de julho de 2024 às 18:09

O governo do Amazonas decretou nesta sexta-feira (5) emergência em 20 cidades — das calhas do Juruá, Purus e Alto Solimões — em razão da vazante que já afeta o estado. Segundo a Defesa Civil, os níveis dos rios em todas as calhas do Amazonas estão abaixo do esperado para o período, comparado a anos anteriores.

Também nesta sexta, a cota do Rio Negro chegou à marca de 26,70 metros. Em anos anteriores, as cotas nesse mesmo dia eram de 27,89 metros (2023); 29,59 metros (2022) e 29,87 metros (2021). De acordo com o governador, Wilson Lima, o Decreto de Emergência é importante para que se possa dar amparo legal aos municípios.

“É importante para que eles possam se mobilizar e que a gente possa também estabelecer essa relação e essa comunicação com o Governo Federal. É importante para que a gente tenha um guarda-chuva de legalidade para tomar as decisões e as ações que vamos tomar, para que essa ajuda possa chegar o mais breve possível”, afirmou o governador.

O governo também assinou um decreto de Emergência Ambiental em 22 cidades do Sul do estado e Região Metropolitana de Manaus. Durante a vigência do decreto fica proibida a prática de fogo, com ou sem uso de técnicas de queima controlada, nas cidades cobertas pela determinação. Em apenas um mês de atuação, a Operação Aceiro 2024, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar, combateu 560 focos de incêndio nos municípios do sul do estado e da região metropolitana da capital.