Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Algumas áreas do Pantanal podem ter perda irreversível, diz presidente do Ibama

Brasil

Algumas áreas do Pantanal podem ter perda irreversível, diz presidente do Ibama

Para Rodrigo Agostinho, a seca deve durar até o fim do ano. Ele afirma ainda que a meta tem que ser acabar com o desmatamento no bioma

Algumas áreas do Pantanal podem ter perda irreversível, diz presidente do Ibama

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 01 de julho de 2024 às 10:12

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, disse que algumas áreas do Pantanal poderão ter perdas irreversíveis. A região bateu recorde de queimadas nesse ano. Em entrevista ao g1, ele afirmou ainda que o instituto prevê que a seca no bioma se estenderá até o fim do ano.

“A natureza volta em muitas áreas depois de desastres como esse. [Mas] em alguns lugares a perda é significativa. Em alguns lugares pode ser, inclusive, irreversível. A gente está muito assustado em ver, pelo sexto ano seguido, o Pantanal sem o período de cheias”, declarou.

Já são quase 700 mil hectares queimados, em 2024, no Pantanal. Quase 5% de todo o bioma. O governo declarou que o recorde de queimadas no Pantanal é provocado por uma conjunção de fatores, mas principalmente pela seca extrema na região, registrada antes do período considerado normal para a estiagem. “A seca começou três meses antes, mas não existe nenhuma evidência de que provavelmente ela termine três meses antes. Então, de fato, a gente vai ter que trabalhar com o pior cenário, que é o cenário de uma seca até o final do ano”, disse o presidente do Ibama.