Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Durante visita, Marina Silva diz que incêndios no Pantanal são "situação acima da capacidade humana de prever"

Brasil

Durante visita, Marina Silva diz que incêndios no Pantanal são "situação acima da capacidade humana de prever"

Ministra do Meio Ambiente, acompanhada de Simone Tebet, visitou áreas atingidas pelo fogo na região

Durante visita, Marina Silva diz que incêndios no Pantanal são "situação acima da capacidade humana de prever"

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de junho de 2024 às 18:03

As ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Planejamento, Simone Tebet, visitaram nessa sexta-feira (28) o estado de Mato Grosso do Sul, que sofre com a falta de chuvas e queimadas, principalmente na região do Pantanal. 

As ministras defenderam a atuação do governo federal e culparam a ação humana pela origem do fogo. Marina afirmou que o governo começou a atuar preventivamente, em conjunto com o estado do Mato Grosso do Sul, em setembro do ano passado, e que a operação de agora foi antecipada por causa da "junção perversa" dos fatores climáticos.

Já Tebet sugeriu a possibilidade de fazendeiros terem intensificado queimadas como forma de "passar a boiada" antes que a fiscalização aumentasse em função da aprovação da Lei do Pantanal, que recentemente aumentou os parâmetros de proteção ambiental no bioma.  A ministra do Meio Ambiente afirmou que 85% dos incêndios aconteceram em propriedades privadas, principalmente nos municípios onde houve mais desmatamento. Em Corumbá, destacou ela, o desmatamento cresceu 50% ano passado.

"É uma cena desoladora. Os incêndios acontecendo agora tem uma junção perversa, da mudança do clima, escassez hídrica severa, desmatamento e uso do fogo. Os dados da ciência dizem que essa é a maior seca dos últimos 70 anos. A quantidade de focos de calor está totalmente fora da curva, mesmo comparando com 2020. Por isso temos uma verdadeira força tarefa", declarou Marina. 

Em respostas a questionamentos sobre o governo federal, Marina disse que há um "trabalho previdente desde o ano passado". Ela explicou que em setembro o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), procurou o ministério com pedido de ajuda para o planejamento da Operação Pantanal. Mas, segundo Marina, o problema no Pantanal foi uma "situação acima da capacidade humana de prever".