Brasil
Dono da Havan alerta sobre golpes com sua voz para pedir doações ao RS
Luciano diz que a empresa tenta derrubar cerca de 600 sites falsos
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O empresário Luciano Hang, dono da Havan, alertou a aplicação de golpes com sua imagem e voz envolvendo doações para o Rio Grande do Sul. Os golpistas utilizaram ferramentas de inteligência artificial para cometer o crime. O caso foi tema do Fantástico, da TV Globo, neste domingo (26).
Em um vídeo, o dono da Havan anunciava a venda de todo estoque de ar-condicionado por R$149. O conteúdo afirmava que o dinheiro arrecadado com as vendas seria doado para ajudar as vítimas das enchentes do estado gaúcho.
Em outra postagem manipulada, Hang promete doar produtos da loja que “sofreram alguma avaria e não podem mais ser vendidos”.
O empresário se manifestou e afirmou que utilizam a imagem dele e da empresa para o crime. “A voz é minha, mas é tudo falso. Ou seja, as pessoas precisam, quando virem uma oferta muito boa, checar no site oficial da empresa ou da pessoa, e lá bater se aquela informação realmente é válida”, alertou.
Segundo Hang, mais de cinco mil consumidores acreditaram nos anúncios falsos e deram queixa nos últimos 20 dias. Luciano diz que a empresa já identificou e tenta derrubar cerca de 600 sites falsos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.