Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Datafolha: Brasileiro está pessimista sobre economia, inflação e desemprego no atual Governo

Brasil

Datafolha: Brasileiro está pessimista sobre economia, inflação e desemprego no atual Governo

A avaliação de que a economia teria piorado saiu de 35% em dezembro para 41% atualmente

Datafolha: Brasileiro está pessimista sobre economia, inflação e desemprego no atual Governo

Foto: Divulgação/Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 25 de março de 2024 às 16:01

Dados divulgados pela pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 19 e 20 deste mês, mostram uma oscilação negativa de três pontos na taxa de reprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 33% para 30%, em comparação ao levantamento de dezembro do ano passado. 

A deterioração da percepção atual e das expectativas futuras em relação à economia ocorre em níveis notórios, na maior parte dos casos fora da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento ouviu 2.002 eleitores em 147 municípios. A avaliação de que a economia de dezembro até agora tenha piorado, saiu de 35% para 41%, ultrapassando as dos que perceberam melhora, que recuou de 33% para 28% no mesmo período. 

Segundo análises, a perda da popularidade do presidente Lula pode ser reflexo das últimas falas consideradas polêmicas no Congresso. A pesquisa atual sugere que a paralisia da economia nos últimos dois trimestres de 2023 e a lenta recuperação neste início de 2024 podem ter sido mais pesadas. Assim como, o crescimento dos preços dos alimentos no início do ano, ocasionados por problemas climáticos nas regiões produtoras do Sul e do Centro-Oeste.

A avaliação sobre a piora na economia deu-se na maior parte dos principais segmentos da pesquisa, exceto na faixa dos mais jovens, no qual houve recuo de 37% para 33%. Nas faixas de 35 a 44 anos (de 35% para 46%) e de 45 a 59 anos (de 32% para 42%) a alta ficou acima da média. 

A percepção de deterioração econômica na região Nordeste é de aproximadamente 30% (do total de 28% em dezembro), o que é inferior à margem de erro. A variação é menor do que a percebida na região Sul (47%, ante 44% na pesquisa anterior), no Sudeste (43%, ante 35%) e no Norte/Centro-Oeste (49%, ante 40%).