Brasil
Repatriados da Faixa de Gaza chegam ao Brasil e são recebidos por Lula
Segundo a Aeronáutica, essa é a maior operação de resgate de brasileiros em áreas de conflito no exterior
Foto: Ricardo Stuckert
O grupo com 32 brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza chegaram à Base Aérea de Brasília, nesta segunda-feira (13). O pouso do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi às 23h24.
Os brasileiros aguardavam a autorização para deixar a região desde o início da intensificação do conflito entre Israel e o Hamas, há mais de um mês.
Autoridades brasileiras aguardavam a chegada do grupo, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Além de 22 cidadãos brasileiros (natos ou naturalizados), há 10 palestinos – três parentes de primeiro grau de brasileiros, e sete portadores do Registro Nacional de Migração (RNM) que devem receber status de refugiados. Eles estavam no Sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah.
Das 34 pessoas previstas para serem resgatadas neste voo, duas desistiram da viagem no dia em que a saída do grupo de Gaza foi autorizada. Uma mulher de 50 anos e sua filha, de 12 anos, decidiram não viajar, por motivos pessoais.
Segundo a Aeronáutica, essa é a maior operação de resgate de brasileiros em áreas de conflito no exterior.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.