Brasil
Braskem é condenada a pagar indenização por afundamento de bairros em Maceió
Desastre ambiental aconteceu em decorrência de atividades de mineração de sal-gema, em 2018
Foto: Pei Fon/Secom Maceió
A empresa Braskem foi condenada a indenizar o Estado por danos causados pelo afundamento de cinco bairros na cidade de Maceió. A decisão proferida na terça-feira (10), pelo juiz José Cavalcanti Manso Neto.
O afundamento aconteceu em decorrência de atividades de mineração de sal-gema. Iniciado em março de 2018, o maior desastre ambiental urbano em curso no país completou cinco anos com impacto em uma área equivalente a 20% do território da capital de Alagoas.
Devido à exploração mineral subterrânea realizada no local, os bairros de Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol tiveram que ser evacuados emergencialmente. Rachaduras surgiram nos imóveis da região, seguido de um tremor de terra, criando alto risco de afundamento. Mais de 55 mil pessoas tiveram que deixar a região, que hoje está totalmente desocupada.
Os valores a serem pagos ainda serão calculados em perícia. O estado será indenizado pelos imóveis, equipamentos públicos, gastos com obras de melhoria urbana e o valor da desapropriação de imóveis. Procurada, a Braskem disse que tomou conhecimento da decisão pela mídia e que não foi intimada nos autos da ação. Ela diz que irá avaliar e tomar as medidas pertinentes nos prazos legais aplicáveis, sem informar.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.