Brasil
Imagens detalham atuação de ex-ministro do GSI durante ataques de 8 de janeiro
Gonçalves Dias aparece no Planalto desde às 16h; ex-ministro alega que estaria no local para retirar golpistas
Foto: Reprodução
As imagens do circuito interno do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, liberadas neste sábado (22) por ordem do ministro Alexandre de Morares, registram diversos momentos da atuação do general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), durante a invasão promovida por golpistas.
O assunto da invasão voltou a tomar os noticiários nos últimos dias ao ser divulgado um trecho do circuito interno, até então inédito, que mostrava Gonçalves Dias circulando entre os golpistas. Após a divulgação do vídeo, na quarta-feira (19), Dias se demitiu. Ele afirma que estava no Planalto para retirar os invasores de lá.
O primeiro registro do ex-ministro no ambiente ocorre por volta das 16h15. Nas imagens é possível ver que Dias entra no elevador dos ministros, que fica na ala leste, no térreo, e vai até o terceiro andar, onde fica o gabinete presidencial. Ele vê o local tomado por extremistas e aperta o botão para voltar para o térreo. Cerca de 15 minutos depois, de volta ao terceiro andar, chega a apontar a saída para alguns invasores.
As imagens registram as atividades de Gonçalves Dias até por volta das 23h, mostrando, inclusive, o momento em que o ex-ministro se reuniu à comitiva presidencial para avaliar os estragos. Algumas câmeras foram desativadas pelos invasores. Por isso, pode ser que alguns fatos no dia da invasão não tenham sido registrados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.