Vote na disputa do Troféu Axé para melhor música do carnaval 2025>>

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

"Tirar Jânio do jogo é demitir o jornalismo", diz colunista Xico Sá

Brasil

"Tirar Jânio do jogo é demitir o jornalismo", diz colunista Xico Sá

A demissão gerou críticas entre colegas de profissão, analistas e admiradores

"Tirar Jânio do jogo é demitir o jornalismo", diz colunista Xico Sá

Foto: Reprodução/ TV Folha

Por: Metro1 no dia 24 de dezembro de 2022 às 17:26

Faz uma semana que Jânio de Freitas, referência do jornalismo brasileiro, foi demitido dos quadros da Folha de S. Paulo por telefone, aos 90 anos, sob a justificativa de "restrições orçamentárias". A decisão gerou críticas entre colegas de profissão, analistas e admiradores. Em coluna no The Intercept Brasil, o jornalista Xico Sá pontuou: "Nessa crise braba da imprensa, o que mais um veículo carece é de um Jânio. Não se fazem mais Jânio". 

Com uma coluna na Folha desde a década de 80, o trabalho de Jânio marcou diversos momentos do jornalismo e da política brasileira. Entre os maiores destaques, estão o escândalo da ferrovia Norte-Sul, em 1987, citado por Xico em sua coluna. "Jânio arejou nosso jeito de ler os jornais", destacou o escritor. 

O jornalista também foi a referência usada pelo cineasta Glauber Rocha para a construção do personagem Paulo Martins, interpretado por Jardel Filho, no filme Terra Em Transe, premiado no Festival de Cannes, em 1967.

"Não importam os motivos da demissão. Foi uma decisão contra o leitor, contra o jornalismo", finaliza Xico. O artigo completo pode ser lido aqui